top of page

Palestras

O valor da ciência para a humanidade

Prof. Dr. Antonio Gomes de Souza Filho (Departamento de Física – UFC)

    A ciência desenvolvida nos últimos dois séculos permitiu a narrativa de 14 bilhões de anos da história do universo. Trata-se de uma realização de enorme valor para a humanidade por que somos a única espécie que conta sua própria história, e que por meio da ciência tem uma ideia mais ou menos precisa dos cenários que teremos no futuro. Nessa palestra abordaremos o desenvolvimento da ciência e as transformações radicais que ela promoveu no curso histórico da humanidade. O papel da ciência na sociedade do conhecimento será discutido abordando a aparente dicotomia entre ciência básica e ciência aplicada, incluindo o contexto brasileiro. Reflexões sobre os efeitos positivos e negativos do desenvolvimento tecnológico serão abordados na perspectiva de que a ciência nos tem alertado das grandes dificuldades que iremos enfrentar para viver em nosso planeta e que de forma arrogante insistimos em ignorá-la.

 

Matéria sob altas pressões

Prof. Dr. Paulo de Tarso Cavalcante Freire (Departamento de Física – UFC)

    As pressões encontradas na superfície da Terra - chamadas de condições normais - são condições absolutamente excepcionais quando comparadas com as pressões reinantes no resto do Universo. No interior dos planetas e estrelas, e mesmo nas superfícies de astros como Vênus, Júpiter e Saturno, as pressões são bem maiores do que a da superfície do nosso planeta. Assim, muitas das propriedades que conhecemos dos materiais, na verdade, podem ser consideradas casos particulares. Nessa palestra apresentamos o comportamento de alguns elementos químicos e substâncias como o hidrogênio, o hélio, o lítio, o silício e a água em condições de pressões semelhantes àquelas encontradas no interior dos planetas, da ordem de dezenas ou centenas de gigapascal (tal como estudado em laboratórios de diversos países). Devido à maior aproximação entre os átomos devido à pressão, propriedades interessantes, como modificação das características eletrônicas, são vislumbradas. Finalizando a apresentação, mostram-se resultados obtidos com alguns sistemas biológicos simples estudados no Laboratório de Altas Pressões do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, em particular, analisando-se o papel desempenhado nas ligações de hidrogênio em estruturas como cristais de aminoácidos, ácido ascórbico e ácidos graxos, entre outros.

 

 

Física e inclusão Social: 24 anos de um projeto de inserção acadêmica em periferias urbanas.

Prof. Dr. José Abdalla Helayel Neto (CBPF)

    Nesta palestra, a ideia é mostrar como a Física pode catalisar um movimento social centrado na formação de jovens de classes populares para a vida universitária e para uma carreira acadêmica. A proposta de ensino é reforçada por uma metodologia multidisciplinar, enfatizando a relação das Ciências Naturais e Exatas com as Humanidades. Uma visão geral do trabalho pode ser encontrada no site www.pvnc.com.br .

bottom of page